Neru Akita

Neru Akita é uma personagem derivada da vocaloid Miku Hatsune, feita pelos fãs e que foi reconhecida pela Crypton Future Media.

Neru Akita por Smith Hioka
Em 2007, depois de um programa de TV japonesa estereotipar os usuários de Miku Hatsune como excêntricos sem experiência profissional estável, houve por coincidência ou não, dificuldade de acessar figuras da vocaloid nos mecanismos de buscas como Google e Yahoo! Japan, seguido pela eliminação do artigo sobre Miku da Wikipédia. Estes fatos geraram grande furor nos fóruns, havendo logo surgimento de rumores sobre agentes que conspiravam para ocultar a Miku da midia. Houve tentativas de esfriar os ânimos com frases como "enjoei-me (da discussão), vou dormir" ou "é perda de tempo", mas que foram rechaçadas e consideradas como sendo parte dos conspiradores. A Neru surgiu no auge desta onda de boatos, como uma representação antropomórfica dos alegados agentes, na forma de uma garota bonita (personagem moe). Ela seria uma paródia dos supostos agentes que estariam combatendo a boataria, sendo por isso chamada de boukaloid (防火 ou bouka é literalmente "combater fogo").  Os ânimos foram se acalmando com o tempo, os problemas com mecanismos de busca e com Wikipédia foram resolvidos e Neru perdeu sua finalidade original.

Entretanto a personagem continuou sendo utilizada em trabalhos dos fãs, inclusive junto com outros vocaloids ou utaus. Em 2008 acabou sendo reconhecida pela Crypton Future Media como uma personagem derivada dos vocaloids, significando que a empresa passou a estabelecer as licenças de uso da Neru, em especial para uso comercial. 

Embora não haja uma voz específica para a Neru, por não ser um banco de voz, há trabalhos em que se usa as vozes modificadas (geralmente uma oitava acima ou abaixo) da Miku, Rin ou outros bancos de vozes.

Perfil
  • Nome: Neru Akita; em japonês 亞北ネル (Akita Neru); Akita=飽きた=enjoado e Neru=寝る=dormir
  • Idade: 17 anos 
  • Altura: 1,50 m 
  • Peso: 38 kg
São poucas as características fixas definidas para a Neru, fora as representadas nos desenhos de Smith Hioka. O aspecto físico é fortemente baseado na Miku Hatsune, com a substituição da cor base verde-água por amarelo e ao invés da maria-chiquinha, o cabelo é preso no lado esquerdo. Seu item é um celular.

Relação com outros personagens
Número de vídeos da Neru no Nico Video (até 13/Abr/2020)
Links

Nenhum comentário:

Postar um comentário